CRAS oportuniza profissionalização a população

O Centro de Referência da Ação Social – CRAS de Matos Costa através da Secretaria Municipal de Ação Social – SAS, intermediados pela Prefeitura Municipal proporcionam a população cursos profissionalizantes e oficinas diversas.A população matoscostense está sendo atendida por inúmeras ações do CRAS e da SAS, ações estas que beneficiam os munícipes de todas as idades, desde crianças até idosos, “Nós oportunizamos a eles oficinas de dança (ventre – livre; alemã – PETI; gaúcha – ProJovem; folclóricas – Melhor Idade e balé infantil), costura e música (acordeom, teclado e violão). Cursos profissionalizantes de pintura em tecido e tela, informática básica (com continuidade), culinária (massas), derivados de tomate e, futuramente, curso de pedreiro”, informa a Secretária de Ação Social, Marilda Bendlin.De acordo com a secretária, os munícipes que queiram participar dos cursos oferecidos pelo CRAS devem ter, ou fazer, o cadastro no referido Centro da cidade. Cadastro que é exclusivamente para moradores de Matos Costa e deve ser atualizado pelo menos uma vez por ano.Além dos cursos, a secretaria realiza, no Centro de Convivência da Melhor Idade, dois encontros por semana com os vovôs da cidade, desenvolvendo atividades de dança, ginástica e brincadeiras diversas. A secretaria mantém ainda o ProJovem, programa do Governo Federal que atende jovens entre 15 e 17 anos e tem como objetivo o fortalecimento da convivência familiar e comunitária, o retorno dos adolescentes à escola e sua permanência no sistema de ensino. “Isso é feito com o desenvolvimento de atividades estimulantes de convívio social e orientando os jovens na escolha profissional. Os jovens são organizados em grupos e acompanhados por um orientador social e supervisionados por um profissional de nível superior do CRAS”, explica Marilda.